Translate

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Indignidade Racista

Por André Salles

Mais um jogador de futebol foi vítima de racismo. O brasileiro Daniel Alves, jogador do Barcelona, se preparava para bater um escanteio quando uma banana foi atirada no gramado em sua direção, no estádio Madrigal, na Espanha. Sem falar nada, o jogador pegou a fruta, descascou, comeu e prosseguiu a partida.

Atos como este, infelizmente, tornaram-se comuns nos jogos que acontecem na Europa. A atitude do atacante, porém, surpreendeu a todos, já que os "agressores" esperavam uma reação diferente. Naquele momento, Daniel virou alvo de elogios em todo o mundo. Por todos os lugares podíamos ouvir notícias de pessoas indignadas com tal atitude racista e, mediante isso, o Vila Real (time oponente do Barcelona na partida em que aconteceu o fato) levou uma multa de 12 mil euros, o que significa absolutamente NADA para um clube que arrecada milhões todo mês!

Muitos acham que racismo é algo do passado ou consideram uma atitude controlada nos dias atuais. Será mesmo? Que sociedade é esta que vivemos, onde muitos ainda se consideram superiores a outros a tal ponto de cometerem atos lamentáveis como esse? O papo de dizer que "somos todos iguais", independente de raça, tribo ou nação, não parece de fato existir, já que muitos falam, mas na hora da prática a realidade é outra! Podemos ser vítimas de racismo no próprio ambiente que vivemos, sem precisar ir muito longe. Resta saber onde iremos parar com tamanha hipocrisia.

Um comentário: