Translate

quarta-feira, 26 de março de 2014

Crítica do livro: Meninos do Crack.


- Por Tayssa Costa



     O livro relata depoimentos de usuários do crack e até mesmo  de traficantes de drogas, as histórias são contadas para a jornalista e autora da obra Ana Paula Nonnenmarcher, que durante meses entrevistou e conviveu com essas pessoas. São 50 personagens, 25 homens e 25 mulheres contando sua experiência com as drogas, muitas delas surpreendem ao leitor pelo fato de mostrar o que o ser humano é capaz de fazer por um vício.
     Há os mais variados tipos de problemas enfrentados pelo usuário ao entrar nesse caminho que muitas vezes não há volta, dentre eles usuários que se sentem constantemente perseguidos por outras pessoas, que abandonam sua família e se isolam e encontram como consolo o consumo do crack. Todos os entrevistados afirmam que a dependência faz com que eles só consigam pensar e agir para conseguirem mais drogas, e alguns chegam a mencionar que a única certeza é a espera da morte. 
    A obra literária prende ao leitor por gerar curiosidade sobre a vida dos usuários e muitas vezes gera dúvidas sobre a veracidade das histórias, pois fica até mesmo difícil acreditar que uma pessoa seria capaz de perder a razão e cometer crimes por uma pequena pedra. Embora a sociedade saiba que o mundo das drogas seja o início da escuridão e muitas vezes do começo do fim, o livro mostra o lado emocional desses usuários,  vale a pena ler e saber quem  são esses Meninos do Crack.
         

Um comentário:

  1. Boa crítica. Atenção com erros de preposição:
    2a linha - contadas PELA jornalista
    1a linha do último parágrafo - obra literária prende O leitor.
    Parabéns.

    ResponderExcluir