Translate

quarta-feira, 26 de março de 2014



Crítica Literária

Obra: A menina que roubava livros –  Markus Zusak

A história passa-se pouco antes do inicio da segunda guerra mundial, a personagem principal Liesel Meminger  é obrigada a morar com uma família de criação após a  morte de seus familiares. O cenário é o típico que permeia nosso imaginário lúdico quando pensamos no evento da guerra, frio, trens, soldados e cidadezinhas quase que camponesas no interior de países europeus.  E é sobre esse local novo e desconhecido com pessoas, ou pais adotivos, tão desconhecidos como, é que Liesel vivência todas suas experiências de vida.

Não há definitivamente como ficar indiferente a dinâmica dos acontecimentos da vida da personagem Liesel, a contar da maneira como Markus Zusak, autor da obra, utiliza as palavras na construção textual, é simplesmente primoroso e detalhadamente preciso, é  como se estivéssemos a ouvir um exímio contador de história ao pé do ouvido.  No quesito ambientação, a todo o momento e a cada novo fato revelado, somos transportados à um universo de realidades paralelas, onde por vezes conseguimos visualizar as ações descritas como parte de nossa realidade emocional.

Inseridos em um  cenário literário tão superficial e, por vezes, imoral, acredito que a obra de Markus Zusak é leitura imprescindível para todos aqueles que apreciam livros coesos, criativos e emocionantes.   

Thiago Soares da Silva 

Um comentário: