Translate

terça-feira, 24 de junho de 2014

Análise comparativa entre Blogs de Jornalismo de massa e Blogs alternativos

Por Thiago Soares ( Marcante ) 

  Na internet uma das ferramentas de análise da pluralidade e ênfase no estudo dos grupos sociais é a maneira como a metáfora, figura de linguagem onde uma palavra ou uma expressão é utilizada com sentido não muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos, é utilizada. Porém neste caso, a própria rede social torna-se uma metáfora. Apesar de analisar o blog do Merval ( Merval Pereira, que é colunista do GLOBO, comentarista da CBN e GLOBO NEWS e membro da Academia Brasileira de Letras de Filosofia) e o blog GGN ( Escrito por 200061 membros de todas as regiões do Brasil), a produção textual de ambos é isenta da utilização de metáforas, pode-se perceber que no blog alternativo, produzido colabotarivamente, não há nele uma vocação jornalística de essência, o que não o descaracteriza-o no quesito de prestação de serviço de informação, o que complementa às práticas jornalísticas.

  Os profissionais (ou não) de comunicação que produzem o conteúdo destes blogs são denominados por Raquel Recuero, de “atores sociais”, e como os fatos descritos e disponibilizados nestas redes são efetivamente do conteúdo vivenciado pela sociedade, estes “atores” utilizam-se de representações, por vezes individualizadas e personalizadas para criarem conexões entre as redes e os interlocutores, como no blog do Merval a produção é tecnicamente pautada nas normativas efetivas da comunicação social, entende-se que a abrangência e a qualidade destas produções são inquestionáveis, partindo- se do principio da imparcialidade (princípio da comunicação amplamente questionado nos estudos da comunicação contemporânea, sobre tudo no jornalismo online), em contra partida, no blog GGN, por ser gerido por centenas de “atores”, essas representações pessoais e personalizadas citadas no texto são mais claramente perceptíveis.   

  Ainda de acordo com Recuero, os sites que suportam as redes sócias, são denominados de “espações públicos mediados”, que são definidos por aqueles que permitem a publicação da rede social, e esse espaço é caracterizado pela persistência, capacidade de busca, replicabilidade, audiências invisíveis. O sucesso de um blog deve-se eminentemente à junção de todas essas características e são essas características que fazem com que as redes sociais  nesses espaços sejam tão importantes. Neste ponto, o questionamento torna-se ponderado pela relatividade e importância de seus gestores, sendo assim um jornalista de renome e ocupante de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras de Filosofia e ativista do jornalismo conceituado teoricamente tenderá à alcançar maior visibilidade e maior credibilidade do que o blog GGN, que apesar de possuir milhares de colaboradores, não possui relevância no cenário da comunicação nacional.  



Jornal GGN + Luis Nassif (notícias nacionais e internacionais, opinião, crítica)
http://jornalggn.com.br/

http://oglobo.globo.com/blogs/blogdomerval/

Um comentário: