Translate

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Trabalho de jornalismo opinativo
Por Lorena Cristina
Blog: tradicional e alternativo. Comparando suas estruturas.
Os dois blogs abordam o mesmo tema, porém cada um à sua maneira e com suas especificidades. Ambos desenvolveram uma crítica sobre o filme Malévola estrelado por Angelina Jolie.
No blog tradicional podemos ver o texto escrito por Claudia Penteado. A jornalista, que é também especializada em propaganda e marketing, faz sua crítica, e a técnica textual usada parte de uma análise que inicialmente explica o filme, sua origem, sua abordagem, o autor, ideias e inspirações do adaptador para a criação de uma nova versão do conto infantil.
Depois de contar algumas curiosidades a jornalista faz a apreciação do filme, onde a mesma destaca as qualidades da história e de seu novo direcionamento que coloca a vilã em uma posição de destaque.
A jornalista refere-se à personagem principal e a sua maldade como algo peculiar a vida humana, criticando algumas falhas e ressaltando as virtudes que o conto infantil possui. A critica feita pela jornalista é profunda ao ponto de relatar a reação da sua filha.
No decorrer dos parágrafos Claudia Penteado faz sua conclusão contando detalhes da historia, explicando porque gostou do filme e destacando os seus pontos mais relevantes. Encerrando a critica com a descrição de uma cena que certamente a impactou.
No blog alternativo a produção da critica é feita por Mirella Oliveira conhecida por Mih, formada em contabilidade ela criou o blog para se comunicar com internautas.
A blogueira começa sua critica de maneira bem informal e intimista com seus seguidores. Fugindo dos padrões jornalísticos ela inicia sua escrita com um comentário pessoal e em seguida enfatiza a trama contando uma espécie de sinopse á sua maneira. Em um texto curto e objetivo Mih complementa a critica com a sua opinião sobre o filme destacando as qualidades da historia e enfocando também os pontos que a incomodou fazendo um certo suspense.
A conclusão da blogueira alternativa não possui características técnicas, ela apenas termina recomendando o filme para admiradores afins e utiliza o vídeo do trailer para instigar seus seguidores.
Com isso podemos ver nitidamente a diferença das blogueiras em sua forma de abordagem, em suas posturas textuais e técnicas utilizadas. A jornalista se prendeu a técnicas estruturais para a elaboração de sua critica, já a contadora foi bem informal, escrevendo sua critica sem se prender a técnicas textuais ou jornalísticas.



   Malévola

Um comentário: