Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Malala Yousafzai e o direito de estudar

Artigo A2 data 18.06

Por Carine Maciel




Ativista Malala, que foi baleada pelo talibã em 9 de outubro de 2012, hoje é considerada um dos maiores símbolos jovens que luta pelo direito à educação.

Malala Yousafzai nasceu em 1997, no vale Swat, no Paquistão. Seu pai Ziauddin Yousafzai, era dono de uma escola particular no vale Swat, sempre incentivou Malala a estudar. 

Como toda adolescente de sua geração, quando não estava discursando ou recebendo prêmios nas horas vagas gostava de ouvir Justin Bieber, com suas amigas.

Aluna exemplar chamou atenção do público e foi convidada pela BBC Urdo (Urdo língua oficial do Paquistão) para escrever em um blog com um pseudônimo Gul Makal a respeito da vida sob o Talibã. Em outubro de 2012, ela, foi baleada na cabeça pelo talibã, no ônibus em que voltava da escola, após sobreviver ao terrível atentado ficou conhecida no mundo todo. Foi indicada ao prêmio Nobel da Paz. 


Hoje Malala mora com sua família em Birmingham, na Inglaterra. Mesmo depois de tudo o que aconteceu, ela ainda sofre ameaças dos terroristas. Mas continua lutando pelo direito à educação de seu povo e de todas as crianças, jovens e mulheres do mundo todo. 


"Uma criança, um professor, um livro uma caneta pode mudar o mundo".
                                                                                             Malala Yousafzai

Nenhum comentário:

Postar um comentário