Translate

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Preconceito Pop

CRÔNICA 

Por Thiago Soares ( Marcante ) 

Após o fato ocorrido com o atleta Daniel Alves, jogador do time de futebol do Barcelona, no qual um torcedor arremessou uma banana no campo próximo ao atleta, uma enxurrada de celebridades ou (pseudo) celebridades postaram em suas páginas pessoais na web centenas de fotos utilizando bananas como tema central intituladas “Somos todos macacos”.

Bom, me questiono se toda essa revolta contra um ato de intolerância e preconceito, se deve realmente porque essas celebridades possuem a consciência de que não há espaço na sociedade para o preconceito e intolerância, vide que a população mundial é composta por diferentes tipos de pessoas, sejam essas diferenças étnicas, ideológicas, culturais ou de orientação sexual, e tal ato de violência é intolerável. Ou se essas celebridades revoltaram-se porque o ato foi direcionado a um atleta que a cerca de alguns anos adquiriu o status de celebridade, o que no Brasil é algo venerado e por muitas vezes objeto de uma busca implacável.


Quantos anônimos, professores, enfermeiros, draag queens, auxiliares de serviços gerais, rodoviários, metalúrgicos, trabalhadores rurais, garotas e garotas de programa, porteiros, pedreiros, sofrem preconceito diariamente, por vezes são acharcados no exercício de suas funções, alguns de nós se já não presenciamos fomos informados pela mídia que alguns destes sofreram violência física e até foram mortos. Então me questiono. Por que nunca antes nenhuma dessas pessoas se mobilizou e criou um movimento para combater tais fatos na web?  Por que eles não têm consciência de que tais fatos já se perpetuam por muito tempo? Ou por que os que sofrem preconceito há anos, não são famosos ou pop-stars? 

Um comentário: