Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Artigo Cultural (A2)


ABERTURA DA COPA DO MUNDO 2014



Após virar piada nas redes sociais, a abertura da copa do mundo 2014 foi um fracasso total, pelo menos para os brasileiros que queriam mostrar para o resto do mundo tudo o que o Brasil tem de melhor. O povo brasileiro se mostrou explicitamente decepcionado em relação à festa, que contou com a presença ilustre de personalidades da música, como por exemplo: O rapper americano, Pitbull, a cantora, também americana, Jennifer Lopez e a cantora brasileira Claudia Leite.

A decepção dos patriotas se deu com relação à estrutura do evento e com razão, como assim especulam, foram gasto dezoito milhões de reais somente com a festa de abertura. Na opinião das pessoas que pararam para assistir, seja no estádio, seja através da TV, o evento não contou com efeitos especiais, como é comum em aberturas promovidas pela FIFA (federação internacional de futebol) em outras aberturas é comum a presença do luxo, sem deixar é claro, de mostrar o lado cultural do país em que a copa está sendo sediada. Aqui além de a cultura brasileira ter sido pouquíssimo explorado, onde faltaram diversos personagens culturais. O evento contou com a apresentação de bailarinos, que imitavam movimentos de árvores, o que representaria a flora brasileira. As águas, que, diga-se de passagem, é um dos maiores tesouros brasileiro, por conta da sua abundância, onde temos 12% da água doce do mundo, no evento foi indagada de maneira chula. Até mesmo o samba que é uma das maiores características do povo, não foi mostrado em sua essência. A cerimônia ainda contou com uma encenação teatral de índios legítimos, que pertencem a uma aldeia do interior do estado de São Paulo. Em termos teatrais houve também uma grande representação folclórica. Que seria uma demonstração da alegria de Norte a Sul. Os baianos, gaúchos, dentre outras partes do Brasil foram mostradas com toda sua diversidade, porém, acredito que não tenham sido representadas a altura, não por parte dos artistas, e sim pela falta de estrutura da produção organizadora do evento, que teve bem mais que quatro anos para se preparar.

Faltou gingado, só não faltou rebolado, que, aliás, foi bastante criticado pelas pessoas que assistiram ao espetáculo, quando disseram não ter gostado do excesso de rebolado promovido pelas cantoras, o trio foi um dos que receberam mais críticas do povo na apresentação, inclusive por conta do figurino, que além de estar em total desarmonia uns com os outros, não agradou muito ao público, que os compararam aos personagens da serie infantil da galinha pintadinha, que é um desenho animado infantil de muito sucesso aqui no Brasil. Também não faltou playback, era nítido o descontentamento dos cantores quando ficava difícil disfarçar que o áudio era artificial. Em fim, o que foi visto na abertura da copa do mundo 2014, foi comparado a um bloquinho de carnaval, muito mal estruturado, mas sem a alegria e espontaneidade que esses blocos costumam. O povo mais uma vez se sentiu lesado e envergonhado, e está até agora se perguntando onde estão os dezoito milhões gastos.

Um comentário: