Translate

terça-feira, 17 de junho de 2014

Comparação entre textos opinativos

Priscila Ludolf

De acordo com José Marques de Melo, a crítica tem como função "orientar a ação de fruidores ou consumidores" a respeito de um produto cultural. Isto é, o crítico analisa o objeto em questão e emite sua opinião ao público que, por atribuir credibilidade a mesma, faz dela referência ou parâmetro norteador de sua própria conduta. Todavia, alguns fatores podem influenciar a atitude opinativa do crítico, segundo propósitos mercadológicos, como mostra a comparação a seguir. 

Crítica Culinária é um blog alternativo no qual a identidade da autora, uma nutricionista (tudo o que se sabe), é preservada. E é, justamente, o anonimato que pressupõe a honestidade e, consequentemente, a credibilidade atribuída à avaliação, porque permite à "autora" opinar livremente, apresentando, sem receios, os aspectos negativos e positivos do objeto em voga. Na crítica ao Café Esfiha e Cia, por exemplo, é possível perceber uma visão ampla e detalhada sobre o restaurante, seus pratos, atendimento e acomodações, deixando nas mãos do leitor a decisão de ir ou não.

Em contrapartida, na coluna de Josimar Melo, crítico conhecido, da Folha de S. Paulo, o que se percebe, com regularidade, é a divulgação clara de um produto. Pois, juntamente com as opiniões sobre a culinária e o serviço do local, há sempre um texto tendencioso e apelativo que, independente da avaliação, incita o leitor a conhecer o ambiente mencionado. Tal fato é perceptível na crítica referente à Z Deli Sanduíches, que mais soou como uma "chamada" para a recente inauguração da sanduicheria.

Tudo isso leva a crer que a diferença crucial entre os veículos está na intenção por trás da crítica, que pode ser quase despretensiosa ou estar vinculada aos interesses da empresa de comunicação a qual o crítico pertence. Porém, a internet e as redes sociais vêm possibilitando, cada vez mais, o surgimento de "canais" independentes, que permitem ao público comparar opiniões e discernir entre o que mais lhe convém, podendo, inclusive, interagir com o autor da avaliação e com os outros leitores.

Um comentário: