Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Artigo 
Por: Lorena Cristina

CAZUZA: O POETA BURGUÊS

Registrado como Agenor de Miranda Araújo Neto, porém conhecido publicamente como Cazuza, o cantor, compositor, escritor e poeta, nascido em 4 de julho de 1958 e falecido em 7 de julho de 1990, foi um grande pensador de sua geração, provavelmente uma grande influência para os jovens da época. Entre suas composições mais marcantes estão sucessos como "Pro Dia Nascer Feliz" e "Bete Balanço" de quando integrava o grupo Barão Vermelho e "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte Do Meu Show" e "O Tempo Não Para" de sua carreira solo.
O berço que nascera poderia ser considerado de ouro, com pais bem sucedidos Cazuza teve um privilégio que muitos artistas não tiveram, era filho do presidente e fundador da gravadora Som Livre. O contato com o mundo artístico era habitual para ele que via de perto a rotina profissional do seu pai.
O artista de origem burguesa juntou a fome com a vontade de comer, e soube usar muito bem as portas abertas que poderia conseguir através da boa influência que seu pai possuía, mostrou sua arte e através dela ganhou o reconhecimento que tem até hoje. É importante ressaltar que mesmo desfrutando de alguns privilégios Cazuza mostrou a que veio e deu conta do recado, de fato o rapaz tinha talento de sobra, o bastante para marcar uma geração, deixar seu legado e se tornar um ídolo nacional.
Em filme, entrevistas, documentários, entre outros, tenho a impressão que Cazuza não se dava conta de como era influenciador e querido por uma legião de fãs, com um jeito de menino e aparentemente simples, ele fazia a arte por puro prazer, queria se exibir, aparecer, não por ambição financeira ou uma posição social, ele apenas queria mostrar seus talentos e se divertir com o que mais gostava de fazer. É certo que sua voz, suas músicas, tanto letras como melodias, chamaram a atenção do público, todo o seu talento chama a atenção até hoje e, provavelmente, sempre chamará a atenção, pois uma arte quando é boa simplesmente se eterniza.
O roqueiro de boa aparência tinha uma personalidade forte e escorregou em seus atos desenfreados, com uma vida totalmente desregrada ele foi um jovem que se permitiu experimentar um pouco de tudo, inclusive drogas, bebidas, farras e bissexualidade, um estilo de vida que lhe rendeu uma doença, o vírus da AIDS, que o mesmo fez questão de assumir num ato de coragem, se tornando ainda mais admirado por ser tão verdadeiro.

Atualmente os jovens podem olhar para as obras de Cazuza e ver o grande artista que ele foi e sua forte representação no Brasil até os dias de hoje, porém não devem ter como exemplo suas atitudes desenfreadas, impensadas e inconsequentes. 

Um comentário: