Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Streets of Rage: O sucesso da década de 90


(Trabalho para nota de A2 - ARTIGO - Dupla: Thiago Marcante e André Salles)

Por Thiago Marcante

O jogo Streets of Rage foi idealizado e publicado pela empresa SEGA no inicio dos anos 90. O SOR como é mais conhecido, foi projetado para ser utilizado no videogame Mega Drive produzido pela mesma empresa. A partir de 2007 o jogo foi convertido para outros dispositivos, Wii e IOS.

SOR possui três versões, sendo elas: Streets of Rage, Streets of Rage 2 e Streets of Rage 3 que foram lançados respectivamente nos anos 1990, 1992 e 1994. O Streets of Rage é muito similar ao jogo também lançado pela empresa SEGA – Golden Axe. No game é possível selecionar três personagens para jogar, Adan Hunter (homem negro), Axel Stone (homem loiro) e Blaze Fielding (mulher  branca de cabelos longos e negros), todos ex-policiais das forças americanas e especialistas em algum tipo de arte marcial ou esporte de luta. O jogo consiste em enfrentar inimigos a pé, que aparecem na tela de ambos os lados, onde o combate corpo a corpo contra múltiplos oponentes é o objetivo principal. Os combates acontecem em oito lugares distintos (ruas da cidade, subúrbio, beira-mar, ponte, um navio, fábrica, elevador industrial e um quartel general do sindicato), e ao final de cada um desses cenários o jogador enfrenta um inimigo supremo, conhecido como “chefão”. Os inimigos não são nomeados no game, com exceção da versão japonesa, em que apenas no manual os inimigos possuem descrição com nomes, e apenas os “chefes” possuem medidores de vida, que funciona como um “termômetro” para aferir quantos golpes ainda é necessário acertar para que eles sejam eliminados da fase. Durante toda a trajetória, por alguns momentos é possível utilizar-se de um ataque especial, que consiste em receber o auxilio de um carro de polícia, que de uma determinada distância dispara da viatura tiros de metralhadora ou uma rajada de lança-chamas, que acerta todos os inimigos que estiverem na tela no momento do ataque especial, porém na ultima etapa do jogo não é permitida a utilização desse ataque.

A trilha sonora do jogo segue o estilo Techno-rock, estilo que estava solidificando-se desde o final da década de 80, que misturava guitarras e baterias eletrônicas, o que faz com que o game tenha uma interação maior em cada fase e integra as ações que estão diretamente ligadas as variações de bpms da trilha sonora. Na versão do SOR2, a trilha sonora alavancou a carreira do compositor Yuzo Koshiro, que até então não tinha nenhuma representatividade no cenário musical, porém com o SOR3 a carreira do compositor entrou em declínio.

Sreets of Rage foi um verdadeiro sucesso na década de 90, vendeu mais de dois milhões e seiscentos mil copias em todo o mundo, e neste número não estão inclusas as vendagens das copias das versões SOR2 e SOR3. A sega definitivamente estabilizou-se no mercado de games com essa produção. Dentre os games idealizados e produzidos pela empresa, compõe a lista os famosos: Golden Axe, Kid Chameleon, Michael Jackson's Moonwalker, Road Rash, Sonic the Hedgehog entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário