Translate

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Comparação entre críticas

Por: Fernanda Mendes e Michelli D'ávila


As personagens Clara e Marina da trama “Em Família”, de Manoel Carlos, estão atraindo a opinião de diversos críticos e telespectadores. Separamos os blogs: “Mundo da TV” escrito pelo jornalista Fernando Oliveira, vinculado ao R7, e o blog independente “Noveleiros” escrito por Michele Vaz Pradella. Em ambos é utilizado o padrão de resenha norte-americano, segundo J. Marques de Melo, em que a impressão de qualquer crítico depende inevitavelmente dos padrões que caracterizam a sua percepção e que remetem modelos históricos.

O jornalista Fernando Oliveira faz uma comparação das duas personagens com personagens de outras novelas, e afirma que há uma grande incoerência na dramaturgia da TV Globo, pois o beijo entre as duas está proibido. E mostra a sua indignação, pois o tabu que havia sido quebrado na novela anterior (Amor à Vida) perde sua força. A blogueira Michele Vaz Pradella remete a uma comparação entre novelas anteriores, que também abordaram o tema de relacionamento homoafetivo deixando claro o que mais incomoda o público, segundo sua opinião, que é o fato da desconstrução de uma família “tradicional”.

Os dois veículos utilizam em suas estruturas textuais a combinação de uma breve análise de precedentes situando a obra em questão dentro do preconceito que existe ligado a homossexualidade. E deixa nítido os prós e contras, segundo eles. E terminam expressando as suas opiniões, concluindo o seu ponto de vista.

Links: 

Um comentário: