Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Artigo sobre a música Faroeste Caboclo


Por:  Alex Velozo e Tayssa Costa

Faroeste Caboclo retrata a saga de João de Santo Cristo, menino pobre do interior que vê seu pai ser assassinado. Após alguns anos decidi se mudar e então ganha uma passagem para Brasília. Ao chegar ao destino acaba se tornando traficante com seu padrinho Pablo. Conhece Maria Lúcia e se apaixona por ela, então decidi mudar de vida, mas ao voltar ao crime acaba sendo preso. Durante o tempo que João fica preso, Maria Lúcia casa-se com Jeremias, fica grávida dele. Com tamanho ódio despertado em Santo Cristo ao descobrir a traição, chama Jeremias para um confronto. Jeremias acerta João pelas costas, Maria traz uma arma para João que acerta cinco tiros em Jeremias, entretanto ela se arrepende e morre ao lado do seu amor.

A canção foi escrita por Renato Russo, vocalista da banda Legião Urbana, na década de 70, que foi responsável pela composição de diversas outras canções - a maioria relacionada a questões sociais. Faroeste Caboclo é a mais clara referencia à busca por mudanças sociais, pois Santo Cristo foi a Brasília para pedir melhorias ao presidente para as pessoas mais necessitadas. Não deu tempo de ele cumprir o que pretendia, pois o próprio sistema o derrubou, mesmo assim, João Cristo morreu sendo o “herói” do povo pela sua coragem. 

No ano de 2013, percebendo a interessante trajetória do personagem João de Santo Cristo, a canção foi transformada em filme.  A realidade da sociedade está presente na letra e no filme, onde algumas pessoas que vem de outro estado acabam encontrando, como melhor forma de seu sustento, a vida no  tráfico e facilmente enriquecer com ele. Mesmo sabendo que muitas vezes o resultado poderá ser prisão ou a morte, como ocorreu com João e Jeremias, serve como uma crítica para as pessoas que querem levar uma vida desonesta e criminosa, e ao mesmo tempo, demonstrando sobre o resultado que poderá ocorrer.

Outro fato que observo, como característica da sociedade, é a presença da alta burguesia citada na letra da música, de modo que Santo Cristo começou a traficar para eles e ao frequentar o “universo dos boyzinhos”, se iludiu com a vida de festas e diversão que eles levavam. Além de citar a presença da influência da mídia durante o duelo entre eles que filma todo o ocorrido. Atualmente onde às pessoas estão mais preocupadas em registrar (em busca de audiência) uma briga e divulgar do que propriamente separá-la.

Apesar de ser retratado na música como um bandido, considero Santo Cristo um homem de bem que fez de tudo para continuar sendo um trabalhador honesto (carpinteiro), principalmente quando encontrou um verdadeiro amor, quis se casar e ter um filho. Assim, o que o corrompeu foi o mundo do crime, a maldade de Jeremias contra ele e a falta de oportunidade na vida. Ele não conseguiu aceitar a perda do grande amor da sua vida, e no fim morreu como muitos, pelo mal do amor, podendo ser até mesmo comparado ao romance de Romeu e Julieta da vida moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário